quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Rio X Chicago

Não quero ser bairrista, mesmo porque não preciso. Sou brasileiro, me orgulho de ter nascido no melhor e mais rico país do mundo* e não sou fã dos EUA. Nos falta um pouco de amor próprio que o estadunidense tem de sobra: só ostentamos nossos valores em grandes encontros esportivos. Pelo menos.

Bem. Em relação ao título, eu assisti ao vídeo em que o ator estadunidense "tirou um sarro" da nossa vitória quanto à sede das Olimpíadas. Como eu li, e concordei: o ator é um piadista, e apenas fez uma piada um pouco mais densa. Assistam aos episódios de "Os Simpsons" ou "South Park" e você verá o quanto o povo estadunidense pode ser boçal. Homer Simpson é o retrato do estadunidense mediano (retratada em sua inteligência, honestidade e capacidade para o trabalho) e South Park retrata a segregação racial de negros, judeus, gordos e todas as "espécies" lá apresentadas.

Da mesma maneira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, justificadamente, disse que era "dor de corno" e não estava dando muita bola para o comentário. Até se retratou (debochadamente) ao substituir "dor de corno" por "recalque". Não importa. O que importa é a nossa imagem lá fora, que não é das melhores. E, acredito, depois da queda do helicóptero (parecendo uma cena de guerra), não melhorou.

Precisamos deixar de ser hipócritas e bairristas. Como disse um comentarista no Youtube: "vamos escolher o menos ruim na próxima eleição", porque melhor falta muito, e torcer para que daqui há algumas gerações a sitação melhore. Senão, vamos continuar a eleger "Josés Arrudas" que, mesmo depois do escândalo do Painel do Senado, envolvendo o paínho e demais senadores. Para quem não se lembra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1704517-EI306,00.html

Antes de terminar, vale um comentário sobre um comentáro, sendo este último mais parecido com uma anedota. No Portal G1 (do universo Globo de comunicações), a pessoa que escreveu a reportagem comentou no final o seguinte: "Robin Williams fez galhofa com Tom Cruise e várias piadas chulas. O ator já passou por duas clínicas de desintoxicação por causa do vício em cocaína." O grifo é meu, pois, piadas chulas são corriqueiras no "humorístico" Zorra Total. Nem preciso dizer muita coisa, né?! Quem tiver coragem, assista esse programa e vão me entender... Quanto ao vício de cocaína, bem... Conheço uma emissora de TV que foi obrigada a modificar completamente uma novela por conta de problemas com um ator que usava cocaína.
Link para a notícia no portal G1: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1398217-5606,00.html

Só para acabar: acabei de ler que teve pancadaria na venda de ingressos para a final do Brasileirão, que poderá consagrar o Flamengo campeão. A pancadaria foi lá no Rio.

Obrigado pela leitura!

*Melhor porque o povo é alegre mesmo passando por todas as mazelas pelas quais passa e Mais Rico porque os nossos administradores desviam dinheiro de tudo quanto é lugar e ainda assim estamos crescendo.

Vocabulário:
- Estadunidense: aquele que nasceu nos Estados Unidos da América. Muitas vezes substituído por "norte-americano" (problema deles, pois acabam sendo confundidos com os Canadenses, de quem eles tiram muuuuuito sarro) ou simplesmente "americano". Bem, eu nasci na América do Sul, portanto, sou "sulamericano" ou simplesmente "americano", mas em lato sensu, ao contrario do estadunidense, que poderia ser considerado, portanto, americano em strictu sensu, o que combina bem com a inteligência estrita (estreita). Hahaha!